↑ Voltar a Analentejo

História

A Associação de Natação do Alentejo teve a sua génese na Associação de Natação de Évora, dando continuidade sua accão e regendo-se pelos mesmos estatutos, tendo ocorrido apenas a alteração do seu nome, por decisão unânime da Assembleia-geral realizada a 15 de Maio de1999. A alteração foi registada a 15 de Junho de 2000 e publicada em Diário da Republica 176,III Série de 01 /08/2000.

Por sua vez a Associação de Natação de Évora, nasceu da vontade de apaixonados pela modalidade, que na região sul do país, sentiram a necessidade de se organizar para enquadrar e desenvolver a natação. Assim um grupo de clubes constituiu a 13 de Dezembro de1988 aAssociação de Natação de Évora, cuja escritura foi lavrada no Cartório de Vila Viçosa e publicado DR 10 III Série de 12/01/1989.

Os clubes fundadores da Associação foram, o Aminata Évora Clube de Natação, o Grupo Desportivo Bairrense e o Vasco da Gama Atlético Clube.

No dia 20 de Abril de 1989 tomaram posse os primeiros corpos sociais da Associação, para o quadriénio 1989/1992.

O primeiro Presidente da mesa da Assembleia Geral foi Manuel Francisco Varela da Silva e o primeiro Presidente da Direcção da Associação foi Manuel José Madeira Piçarra.

Neste primeiro ano a Associação tinha 7 clubes filiados, com 214 atletas de Natação Pura e de Pólo Aquático.

Os clubes eram: Aminata Évora Clube de Natação

ANIS Associação Naval Infante de Sagres, de Portimão

CJMN Clube de Judo de Montemor-o-Novo

DSC Despertar Sport Clube

GDB Grupo Desportivo Bairrense de Vila Viçosa

LDC Louletano Desportos Clube

VGAC Vasco da Gama Atlético Clube, de Sines